sexta-feira, 8 de julho de 2011

Abel Braga e Junior Cesar descartam favoritismo do Flamengo no clássico

Apesar de não contar com seus principais craques e enfrentar rival completo, treinador do Fluminense avisa: 'Nem sempre a qualidade individual vence'

Por Edgard Maciel de Sá e Richard Souza Rio de Janeiro
O Flamengo vem de três vitórias seguidas e ocupa a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Já o Fluminense, em oitavo, venceu seus últimos dois jogos. Prenúncio de um clássico mais do que equilibrado entre os dois últimos campeões do Brasileirão no próximo domingo? Sim, não fosse uma pequena diferença: enquanto o Rubro-Negro terá sua força máxima no Engenhão, o Tricolor não contará com seus quatro principais jogadores.
Abel Braga Fluminense Junior Cesar Flamengo (Foto: Montagem sobre foto da Photocamera)Abel e Junior Cesar descartam favoritismo do Flamengo (Foto: Montagem sobre fotos da Photocamera)
Nas Laranjeiras, o técnico Abel Braga não poderá contar com o atacante Fred, que disputa a Copa América com a Seleção Brasileira, com o lateral-direito Mariano, suspenso, e com o apoiado Deco, em fase final de recuperação de um estiramento na coxa direita. Isso sem falar no argentino Conca, principal armador da equipe nas últimas temporadas, que foi vendido para o Guangzhou Evergrande, da China. Do lado rubro-negro, o treinador Vanderlei Luxemburgo terá todos os seus craques à disposição, como os meias Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho.
Mas engana-se quem pensa que um dos lados resolveu admitir o favoritismo do Flamengo diante da teórica vantagem na escalação. Para Abelão, o rival entrará mais forte psicologicamente pela vitória no meio de semana sobre o São Paulo, por 1 a 0. Mas ainda assim será preciso respeitar o elenco tricolor.
- O Flamengo teve uma atuação convincente, mas por outro lado tivemos uma semana livre para trabalhar. Não dá para negar que no papel, pelo menos nesse momento, nosso rival tem mais nome. Mas isso não significa que tem mais time. Acho que o Fluminense mostrou um coletivo muito bom nas duas últimas partidas. Nem sempre a qualidade individual vence. Se fosse assim, a Argentina seria líder do grupo dela na Copa América. Mesmo com os desfalques de jogadores importantes, considero o meu time tão bom no coletivo quanto o Flamengo é no individual - disse Abel Braga.
No Ninho do Urubu, o lateral-esquerdo Junior Cesar reforçou o discurso do comandante tricolor. Tentando ao máximo fugir das polêmicas, o jogador preferiu usar o velho clichê de que clássico não tem favorito.
- Estamos concentrados para esse jogo, sabemos da importância que é somar três pontos neste campeonato. O Fluminense, mesmo sem alguns jogadores, é uma equipe muito boa, complicada de jogar. Clássico é definido nos detalhes. É um jogo que nos traz condições até mesmo de assumir a liderança. Temos que nos doar ao máximo para sairmos vencedores - explicou o camisa 66 do Flamengo.
Flamengo e Fluminense se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Em 2011, as equip se enfrentaram duas vezes e ambas as partidas terminaram empatadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário