quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Tabu "baiano" pro Ceará

Depois de quebrar dois tabus e vencer Grêmio e Avaí fora de casa pela primeira vez, Ceará precisa derrotar o Bahia para permanecer na Série A


Na reta final, o Ceará precisa quebrar mais um tabu em sua história para permanecer na Série A em 2012. O Alvinegro nunca venceu o Bahia em Salvador, em partidas válias pela 1ª divisão nacional.

No histórico de confrontos entre Ceará e Bahia na Série A, foram disputados 15 jogos, sendo 6 vitórias tricolores, 3 alvinegras e 6 empates. O detalhes interessante é que as três vitórias do Vovô foram conquistadas em casa.

O último jogo entre Bahia e Ceará disputado em Salvador terminou em uma sonora goleada a favor dos baianos: 4 a 0. A partida aconteceu no dia 10 de julho de 1985 - justamente no ano em que o Vovô fez sua melhor campanha na Série A, terminando na 7ª posição.

Na ocasião, o alvinegro do técnico Zé Mário entrou em campo com a seguinte escalação: Osvaldo; Bezerra, Lula Pereira e Argeu; Alexandre (Everaldo), Assis Paraíba e Arnaldo Lira; Flávio Araújo, Anselmo, Catinha e Lupercínio (Wolnei).

Em 2011, no entanto, o Ceará conquistou importante vitória sobre o Bahia no 1º turno da Série A. O time alvinegro era comandado ainda por Vágner Mancini e acabou saindo vitorioso do estádio Presidente Vargas ao aplicar 3 a 0 sobre os tricolores baianos. Na ocasião, a vitória alvinegra manteve o Vovô na 13ª colocação, enquanto o Bahia lutava para se afastar da zona de rebaixamento, ocupando a 16ª posição na tabela. 

Dois tabus já foram quebrados

Caso vença o Bahia na rodada decisiva da Série A, o Vovô quebrará o terceiro tabu contra adversários jogando fora de casa. Os dois anteriores foram quebrados contra Avaí e Grêmio.

Na 33ª rodada, o Vovô foi até Florianópolis e arrancou um 2 a 1 contra o Avaí em uma partida que começou a selar o destino da equipe catarinense rumo à Série B. Já na 36ª rodada, quando o Ceará precisava vencer a qualquer custo para continuar na luta pela permanência na Série A, o alvinegro conquistou vitória sobre o tricolor gaúcho por 3 a 1.

O Vovô nunca havia vencido nenhuma destas duas equipes fora de casa em edições do Brasileirão. Por sinal, as vitórias foram todas na reta decisiva da Série A. Nesta reta final, o Ceará vem surpreendendo fora de casa e também quebrou o estigma de que só tinha forças em seu próprio território.


Com GE-CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário