quinta-feira, 12 de abril de 2012

Funesc realiza encontro de Tribos Indígenas em JP




Tribos Indígenas - carnaval
Tribos Indígenas - carnaval
Celebrando as raízes brasileiras, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) apresenta, neste mês de abril, uma programação especial dedicada à cultura indígena. Trata-se da segunda edição do Encontro das Tribos Indígenas do Carnaval, que reúne exposições de alegorias, exibição de filmes e apresentações artísticas.
O evento começou nesta quinta-feira (12), com a exposição de adornos, e segue até o dia 21, com entrada gratuita.
Além de celebrar as manifestações culturais das tribos indígenas, o objetivo deste evento, que nasceu de espaços de diálogos entre a Funesc e as agremiações, é fortalecê-las, difundindo à sociedade, não só um passado histórico, mas o presente vivo e culturalmente rico que as comunidades indígenas recriam e preservam a cada carnaval, passando as tradições de pai para filho.
A exposição, que está aberta ao público já nesta quinta-feira, exibe dez cocares indígenas de até 3,5metros de altura na Praça do Povo. Já nos dias 19 e 21 de abril, uma mostra de artesanato entra em cartaz, a exposição de Bonecos de Tupinambás de Pano, que são produzidos pela artesã Gláucia Lima.
A mostra de vídeos indígenas exibe, no dia 18 de abril, os filmes "Que Tapuias São Vocês”, de Zé Reinaldo; "Tem Carnaval aí?”, da Funjope; e "Missão de Pesquisas Folclóricas”, de Mário de Andrade. As exibições começam às 14h, no Espaço Cine Digital.
Onze tribos indígenas carnavalescas de João Pessoa, Bayeux e Santa Rita participam do evento. No dia 19, data dedicada ao índio, começam as apresentações na Praça do Povo. As tribos indígenas Tupi Guarani (Mandacaru), Africanos (Cristo), Papo Amarelo (Cruz das Armas), Tupinambá (Mandacaru) e Ubirajara (Rangel) se apresentam a partir das 14h.
Mais seis tribos se apresentam no dia 21 de abril, também às 14h, são elas: Guanabara (Mandacaru); Tupi Guanabara (Santa Rita); Xavantes (Bayeux); Flecha Negra (Oitizeiro); Tabajara (Alto do Mateus); e Pele Vermelha (Cristo).
Serviço:
2º Encontro das Tribos Indígenas do Carnaval
Local: Espaço Cultural da Funesc
Data: de 12 a 21/04
Entrada: gratuita
Da Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário