Santos precisou ir ao Japão apanhar para conhecer e copiar o Barcelona
Mauro Cezar Pereira

Muricy Ramaho construiu fama de técnico estudioso, que passa madrugadas vendo e revendo jogos e que busca inspiração até na estratégia das equipes de basquete da NBA. Daí a surpreendente, para a maioria, reação do treinador no Mundial de Clubes do ano passado. Após meses preparando o Santos para o duelo com o Barcelona, demonstrou não ter uma estrategia definida às vésperas do encontro. Fez mudanças de última hora e o confronto foi ainda mais fácil para os catalães do que se esperava.

A surpresa de Muricy ficou evidente. Parecia que sequer havia assistido às partidas do campeão europeu antes do torneio. Ficou a sensação de que descobriu o Barça no Japão. O presidente do clube, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, foi mais claro. "Nós tivemos uma surpresa no ano passado", disse algum tempo depois do atropelamento. Estranho, afinal, os canais ESPN exibem as pelejas do time de Pep Guardiola com frequência e, se preciso, deveriam ter ido à Europa conhecer de perto.

A consequência disso? O Santos resolveu copiar o Barcelona e agora troca muito mais passes (veja abaixo). Nem todos os times podem e devem atuar dessa forma, mas é legal perceber que uma equipe brasileira adota esse estilo em tempos de bola parada e contra-ataque como armas preferidas dos "professores". O curioso é notar que o campeão da Libertadores precisou ir ao outro lado do planeta apanhar como apanhou de Messi & Companhia para perceber isso.

Claro que a diferença técnica entre o Brasileiro e o Paulista é grande, mas note que o Santos saiu das últimas posições nos rankings de passes, atrás dos demais representantes de São Paulo no Série A nacional, para liderar tal quesito no Estadual. Detalhe: foram 733 passes certos do Barcelona contra 207 do Santos naqueles 4 a 0.


Médias de passes do Santos*

No Brasileiro 2011

Total: 294 (15º)
Certos: 256 (16º)

No Paulista 2011

Total: 324 (4º)
Certos: 292 (4º)

No Paulista 2012

Total: 390 (1º)
Certos: 356 (1º)

* entre parênteses a posição no ranking

Entre os brasileiros da Libertadores 2012*

Passes certos:

Santos 425
Internacional 396
Flamengo 367
Vasco 328
Fluminense 314
Corinthians 290

Total de passes:

Santos 461
Internacional 432
Flamengo 408
Vasco 371
Fluminense 354
Corinthians 325

* média por partida

Fonte: Footstats

No Mundial de Clubes, um atropelamento que inspirou o técnico Muricy
No Mundial de Clubes, um atropelamento que inspirou o técnico Muricy