quarta-feira, 18 de maio de 2011

Com mudanças nos times, Copa Brasil reúne feras em Manaus

Flamengo, Corinthians e Vasco mexem nos elencos que disputaram o Mundialito e Botafogo monta equipe forte. Torneio começa nesta quarta

Por Igor Christ Manaus
Jorginho Benjamin André futebol de areia (Foto: Igor Christ / Globoesporte.com)Jorginho, Benjamin e André: astros da Copa Brasil
(Fotos: Igor Christ / Globoesporte.com)
Depois do sucesso do Mundialito de Clubes, em março, o futebol de areia nacional volta as suas atenções para a disputa da Copa Brasil, em Manaus. O torneio começa nesta quarta-feira e vai até domingo. Flamengo, Botafogo, Corinthians, Santa Cruz, Sampaio Corrêa (MA), Vasco, Vitória (BA) e Manaus estarão divididos em dois grupos na fase inicial e vão lutar pelo título nas areias da arena do Centro Cultural dos Povos da Amazônia. Para o torneio na capital amazonense, os clubes foram atrás de reforços: jogadores - e até técnico - mudaram de camisa e as equipes se modificaram em relação ao torneio internacional de dois meses atrás.
O Corinthians manteve a base que disputou o Mundialito e trouxe reforços de peso. O Timão, que já tinha em seu elenco os astros da seleção brasileira Mão, Buru e Benjamin, acertou o retorno do atacante André, artilheiro do Mundialito pelo Flamengo, do defensor Dunga, que estava no Santos, e também do defensor Daniel Nogueira, que jogou pelo Lokomotiv-RUS.
- O nosso elenco está mais forte, com a chegada de um atacante nato como o André. Pena que não tivemos tanto tempo para treinar da forma ideal para a competição. Vamos procurar esse entrosamento dentro de quadra para buscar esse título da Copa Brasil - disse Benjamin.
O Botafogo montou uma equipe forte para o torneio. O Alvinegro contratou o técnico Gilberto Costa e o defensor, campeões do Mundialito de pelo time Cruz-maltino. Além disso, reuniu atletas consagrados como Sidney, Bruno Malias, Juninho, o português Alan, além dos novatos Fred e Bernardo.
futebol de areia Arena do CentroCulturaldosPovosdaAmazonia (Foto: Igor Christ / Globoesporte.com)Arena em Manaus: segundo a organização, 30 mil lugares (Foto: Igor Christ / Globoesporte.com)
- A expectativa de estar de volta ao Botafogo é a melhor possível. A mescla de jogadores experientes com a nova safra promete dar certo. Quando for jogar contra o Vasco, vou sentir algo diferente, sim. Mas nada que vá me atrapalhar em quadra. Agora, só penso no Glorioso - disse Betinho, que aponta o time cruz-maltino como favorito para conquistar o título.
Campeão do Mundialito, o Vasco perdeu o defensor Betinho para o Botafogo, mas segue com a base que conquistou o título no mês de março, com Jorginho, Bruno Xavier, Pampero e Rafinha. As novidades são o defensor Osmar, que jogou pelo Seattle-EUA, e o japonês Tabata. O novo técnico do time é o Jorge Ferreira, o Índio.
- Todo o campeonato que o Vasco jogar, vai precisar mostrar porque foi o campeão do primeiro Mundialito. Sabemos desta responsabilidade, que é grande, mas o nosso time está empolgado para buscar mais esse título - disse Jorginho.
O Flamengo foi o time que mais se modificou. Destaques do Rubro-Negro no Mundialito, Souza e Anderson foram para o Vitória (BA) e o técnico Andrey Valério montou uma equipe jovem. O principal nome é o goleiro Pierre, que defendeu a seleção brasileira por nove anos. Desde 2007, o capixaba estava disputando torneios menores no Espírito Santo e aceitou o convite do Rubro-Negro.
- É um time em formação. Perdeu muitos valores do Mundialito para cá por conta de questões contratuais, e o Duda por uma lesão no joelho. Falta um pouco de experiência. Mas temos o Claudinho, que já passou pela seleção, e um grupo de operários - disse Pierre.
O time de Manaus, formado para a competição, vai usar seis jogadores cedidos pelo Vasco e outros atletas locais que atuam no futebol de campo e até no futevôlei. O Sampaio Corrêa conta com um grupo jovem e tem como astro Fernando DDI, que defendeu o Sporting, de Portugal, e já atuou pela seleção brasileira.
* O repórter do GLOBOESPORTE.COM viaja a convite da organização do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário