quarta-feira, 11 de maio de 2011

Fernando Henrique à espera do Flamengo: ‘Gosto de jogo grande’

Destaque da partida de ida, goleiro do Ceará lembra duelos com o Rubro-Negro pelo Fluminense: ‘Sempre joguei bem no Fla-Flu’
Por Richard Souza
Direto de Fortaleza



imprimir Na atualização do DVD de Fernando Henrique, a linda defesa do jogo contra o Flamengo, semana passada, vai ter destaque. O goleiro do Ceará, de 27 anos, classifica o lance como um dos mais expressivos da carreira. Aos 35 minutos do segundo tempo, numa cabeçada do zagueiro Ronaldo Angelim, evitou aquele que seria o gol de empate do Rubro-Negro. No fim, vitória por 2 a 1, que dá vantagem ao Vozão nesta quarta-feira, na partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil, em Fortaleza.

- Essa vai entrar no meu DVD com certeza (risos). Até ele já tinha gritado gol, mas eu pude defender. Fiquei muito feliz. Foi um jogo muito especial. Acho que as pessoas que achavam que eu não daria mais em nada viram que minha contribuição contra o Flamengo foi boa. Fiquei feliz de voltar ao Rio, de fazer um bom jogo. Fiquei muito feliz, de alma lavada.

FH diz que encontrou a felicidade na capital cearense. No início desta temporada, desligou-se da pré-temporada do Fluminense e decidiu deixar o clube. Após dez anos nas Laranjeiras - desde 2002 no profissional -, acertou a rescisão de seu contrato, que iria até dezembro.


O goleiro é um dos destaques do Ceará na temporada
(Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)Titular em boa parte da campanha do título do Brasileirão do ano passado, o jogador perdeu espaço após fraturar a mão direita e iniciou 2011 atrás de Diego Cavalieri e Ricardo Berna na lista de preferências de Muricy Ramalho (hoje técnico do Santos). Com a camisa tricolor, disputou 264 jogos e sofreu 327 gols. Sua melhor fase foi na Libertadores da América de 2008. Num balanço da trajetória nas Laranjeiras, conclui que poderia ter feito mais.

- Tenho uma mágoa comigo, poderia ter me dedicado mais. Das vezes que me dediquei, sempre fui campeão, campeão da Copa do Brasil (2007), fiz uma boa Libertadores. Poderia ter me dedicado mais, que é o que tenho feito aqui. Ficou isso. Se pudesse ter me dedicado mais lá, seria mais feliz.

O goleiro não tem tempo de pensar no passado agora, pois tem novamente o Flamengo pela frente. O Ceará pode empatar e até perder por 1 a 0 para ir às semifinais.

Retrospecto positivo no Fla-Flu

Jogando pelo Fluminense, Fernando Henrique enfrentou o Flamengo dez vezes. Ganhou mais do que perdeu: seis vitórias, dois empates e duas derrotas, ambas por 1 a 0. Uma no Brasileirão de 2008 e outra no Carioca de 2009. Ao todo, sofreu nove gols. Curiosamente, uma das principais lembranças do goleiro é o revés de 2008, na quarta rodada do nacional.

- Sempre joguei bem no Fla-Flu. Fiquei muito tempo sem perder, acho que perdi dois ou três. Mas teve esse que jogamos com um time misto, foi um gol do Leonardo Moura, de pênalti. Fiz algumas boas defesas, isso ficou na memória. Eu fui bem apesar da derrota.

O camisa 1 diz que jogos contra equipes do tamanho do Rubro-Negro trazem motivação extra.


Fernando Henrique em ação pelo Fluminense (Foto: Fernando Maia / Agência O Gobo)- Eu gosto de jogo grande. Pode ser Flamengo, Corinthians, jogos que pedem algo mais. Temos de entrar mais concentrados, sabemos que é um jogo complicado. Em caso de derrota, estaremos fora do campeonato.

Se ele não sofrer gols, o Vozão estará a quatro jogos da Libertadores. Independentemente da vantagem, Fernando Henrique diz que está pronto, especialmente depois do título cearense, conquistado no domingo passado.

- Fui contratado para ser campeão, fui campeão e estamos nas quartas de final da Copa do Brasil contra o Flamengo. São coisas com que o clube não estava acostumado. O Ceará não era campeão há algum tempo, nem passava de fase da Copa do Brasil. Passamos dessa vez. Fazemos parte desse projeto, desse trabalho e ficamos felizes.

Além do título, conquistou o carinho dos torcedores.

- Aqui foi impressionante. No Fluminense, uma parte gostava de mim e a outra não. Aqui, a torcida toda me motiva, grita meu nome. Em pouco tempo pude marcar meu nome na história do clube e conquistar os torcedores. Vivo um grande momento tecnicamente e fisicamente. É o meu melhor começo de ano.

Com tanta coisa em jogo, Fernando Henrique lembra que o cuidado com o ataque rubro-negro será máximo.

- O Flamengo tem jogadores que podem decidir. O Wanderley entrou no primeiro jogo e conseguiu fazer o gol. Precisamos estar ligados. É erro zero para não ter problemas.

Ceará e Flamengo se enfrentam às 21h50m (de Brasília), no estádio Presidente Vargas. O GLOBOESPORTE.COM detalha todos os lances em Tempo Real, com vídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário