terça-feira, 21 de junho de 2011

Campeonato Brasileiro de 2011 tem uma verdadeira seleção paraibana

Franco Ferreira - www.soesporte.com.br/ Correio da Paraíba


divulgação
Carlinhos Paraíba, do São Paulo
Carlinhos Paraíba, do São Paulo
As duas principais divisões do Campeonato Brasileiro de 2011 têm uma verdadeira seleção paraibana com jogadores que vão da posição de goleiro, passando pela zaga, laterais, meio campo, chegando ao ataque. A Série A conta com seis jogadores paraibanos e a Série B comporta oito atletas nascidos na Paraíba.
A Série B, o segundo campeonato mais importante do futebol brasileiro, conta com oito jogadores paraibanos: o volante Handerson e Marcelinho, no Sport Recife-PE; o volante Wendel e o atacante George no Salgueiro-PE; o meia Fernandes, no São Caetano-SP; o volante Fábio Lima e o atacante Ribinha, no Icasa-CE e; o lateral-direito, Nino no Vitória-BA.
divulgação
Durval defende o Santos de São Paulo
Durval defende o Santos de São Paulo
Na Série A do Brasileiro atuam os paraibanos Santos (Atlético-PR), Fábio Ferreira (Botafogo-RJ), Durval (Santos-SP), Carlinhos Paraíba (São Paulo-SP), Wilson Júnior (Coritiba-PR) e Márcio Azevedo (Botafogo-RJ).
A ‘seleção’ da Paraíba conta com o goleiro Santos (Atlético-PR), o lateral-direito Nino (Vitória-BA), o primeiro zagueiro Fábio Ferreira (Botafogo-RJ), o segundo zagueiro Durval (Santos-SP), o lateral esquerdo Márcio Azevedo (Botafogo-RJ), o primeiro volante Wendel (Salgueiro-PE), o segundo volante Carlinhos Paraíba (São Paulo-SP), o primeiro meia Fernandes (São Caetano-SP), o segundo meia Marcelinho Paraíba (Sport-PE), o primeiro atacante Wilson Júnior (Cortiba-PR) e o segundo atacante Ribinha (Icasa-CE). Para a reserva ainda tem os volantes Handerson Paraíba (Sport-PE) e Fábio Lima (Icasa-CE), além do do meia Robertinho e o atacante George (Sagueiro-PE).

Seleção Paraibana no futebol brasileiro

Site do Atlético-PR
Santos é do Atlético-PR
Santos é do Atlético-PR
A reportagem conseguiu identificar através de levantamento um pequeno histórico dos jogadores paraibanos que atuam nas equipes da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro na temporada. O goleiro, Santos (Aderbar Melo dos Santos Neto) nasceu no dia 17 de março de 1990, na cidade de Campina Grande. Começou no Porto de Caruaru-PE, em 2006, onde passou dois anos, antes de se transferir para o Atlético Paranaense. Seus títulos são: Copa Tribuna de Futebol Junior (2008 e 2009), 15º Torneio de Oberndorf-ALE (2008), Torneio de Doetinchem-HOL (2008).
O zagueiro, Fábio Ferreira da Silva, nasceu no dia 04 de Outubro de 1984, na cidade de Campina Grande. Atuou pelo Corinthians-SP, Noroeste-SP, Juventude-RS, Grêmio-RS e Vitória-BA, antes de chegar ao Fogão carioca.
site do Botafogo-RJ
Marcio Azevedo é do Botafogo-RJ
Marcio Azevedo é do Botafogo-RJ
O lateral esquerdo, Márcio Gonzaga de Azevedo, que nasceu no 05 de fevereiro1986, na cidade de Guarabira (PB). Antes de chegar no Botafogo Carioca, Marcio Aazevedo defendeu Juventude-RS, Fortaleza-CE, Atético-PR. Ele nunca teve oportunidade nos clube paraibanos, se transferido para o Juventude-RS.

Paraibanos na Série A
O volante Carlos Pereira Berto Junior, Carlinhos Paraíba, fez uma verdadeira migração pelo Brasil até se estabelecer no time do São Paulo. Nascido no dia 04 de março de 1983 na cidade de Rio Tinto, chegou a se oferecer para treinar no Botafogo de João Pessoa, mas não foi sem observado pelo treinador Washington Lobo. Ele jogou pelo Nacional de Patos, Santa Cruz do Recife, Coritiba-PR, Goias-GO até se firmar no elenco do São Paulo.

Site do Botafogo-RJ
Fábio Ferreira do Botafogo-RJ
Fábio Ferreira do Botafogo-RJ
O atacante Wilson dos Santos Vieira Junior é natural de João Pessoa e nasceu no dia 25 de abril de 1991. Ainda garoto se transferiu para o Bahia, antes de se transferir para atuar com a camisa do Coritiba-PR.
O Zagueiro, Severino dos Ramos Durval da Silva é natural de Cruz dos Espírito Santo e nasceu no dia 11 de agosto de 1980. Seus primeiros passos no futebol foram dados no Confiança de Sapé. Depois passou a jogar no Unibol-PE (1999 a 2001). Também atuou pelo Botafogo da Paraíba (2002 e 2003). Negociado para o Brasiliense-DF (2004), ainda jogou no Atlético Paranaense-PR (2005) e Sport Recife-PE (2006 a 2009), antes de chegar ao Santos.
Durval foi campeão Paranaense 2005 (Atlético Paranaense), Tetracampeonato Pernambucano – 2006 a 2009 (Sport); Copa do Brasil 2008 (Sport); Campeonato Paulista 2010 e 2011 (Santos FC); ; Copa do Brasil 2010 (Santos FC) e campeão Paulista pelo Santos-SP. Agora decide a Libertadores, pelo Peixe.

Paraíbanos na Série B

Site do Vitória-BA
Nino atua no Vitória-BA
Nino atua no Vitória-BA
A pesquisa aponta nomes, clubes e um pouco da história de cada atleta paraibano que joga atualmente por clubes da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro de 2011.
O meia Marcelinho Paraíba foi revelado pelo Campinense. Checou a ser oferecido ao Auto Esporte, sendo descartado na época, quando tinha 17 a nos. Em seguida foi negociado para o Rio Branco-SP. Defendeu Santos-SP, São Paulo-SP, Flamengo-RJ, atuou no futebol alemão e Seleção Brasileira. Hoje é titular do Sport Recife-PE.
Site do Salgueiro-PE
Wendell joga no Salgueiro-PE
Wendell joga no Salgueiro-PE
O volante Handerson saiu de Campina Grande e começou nas categoria do Sport Recife-PE. O volante Wendel, também de Campina Grande, começou a carreira nas categorias de base do Treze, antes de se transferir para o Salgueiro-PE.
Este foi o mesmo destino do atacante George, campeão da Copa Paraíba de 2009 e campeão do Campeonato Paraibano de 2010 pelo Galo da Borborema aceitou o convite do no Salgueiro-PE e foi emprestado. Outro paraibano que atua no Salgueiro-PE é o meia Robertinho, revelado pelo Auto Esporte, jogou no Botafogo, Atlético de Cajazeiras e teve passagem pelo futebol alagoano. Ele é filho de Carlos Roberto, que marcou época jogando pelo Campinense, Botafogo e Auto Esporte.
O meia Fernandes, que também joga como ala esquerdo, antes de no São Caetano-SP, teve passagem pelo América de Caaporã, Botafogo da Paraíba e Campinense de Campina Grande. Fernandes nasceu em Caaporã, zona Sul do litoral paraibano.
Site do Icasa-CE
Fábio Lima é do Icasa-CE
Fábio Lima é do Icasa-CE
O volante Fábio Lima, 17 anos, é a grande revelação do Icasa-CE. Ele nasceu na cidade de Arajagi, brejo paraibano. O atacante Ribinha também faz boa campanha pelo Icasa-CE. Ele nasceu na cidade de Sousa e já atuou no próprio Sousa, Nacional de Patos, Atlético de Cajazeiras, Botafogo da Paraíba e Náutico-PE.
divulgação
Robertinho é do Salgueiro-PE
Robertinho é do Salgueiro-PE
O lateral-direito, Nino é titular absoluto do Vitória-BA. Nascido na cidade de Rio Tinto, mesma cidade de Carlinhos Paraíba. Antes de chegar no rubronegro baiano, atuou na Desportiva Guarabira e Campinense. Tam,bem teve uma passagem pelas categorias de base do Botafogo da Paraíba, mas não foi aproveitado.









Nenhum comentário:

Postar um comentário