quarta-feira, 1 de junho de 2011

Jogos Escolares e Paraescolares

Milhares de alunos de escolas das redes estadual, municipal e particular assistiram a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba 2011 etapa de João Pessoa, nesta terça-feira (31), no Ginásio Poliesportivo do Colégio Marista Pio X. Os jogos serão realizados durante duas semanas de atividades com a participação de mais de 100 escolas e entidades ligadas à pessoa com deficiência.

Na solenidade, o vice-governador Rômulo Gouveia, que representou o governador Ricardo Coutinho, disse que existe uma preocupação em formar novos atletas para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. “Em 2016 os Jogos Olímpicos serão disputados no Brasil e por isso é preciso preparar uma nova geração que poderá representar o Brasil neste grande evento. O esporte é saúde e ajuda a afastar os jovens das drogas. Por isso, é uma das prioridades do Governo do Estado investir no desporto”, disse Rômulo.
Já o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Fábio Maia, afirmou sentir-se feliz em organizar mais uma edição dos Jogos Escolares e, pela primeira vez, junto com os Paraescolares. “É de extrema felicidade organizar um evento como os Jogos Escolares e Paraescolares. Pela primeira vez na história, os atletas que são considerados pessoa com deficiência estão participando de uma solenidade juntos”, frisou o secretário.

Ele ainda lembrou que nenhuma escola que disputará as competições pagou para se inscrever. “A ideia de nenhum colégio pagar a inscrição é nossa. Nos anos anteriores, as particulares precisavam desembolsar uma taxa se quisessem se inscrever”, concluiu.
Fábio Maia assegurou que ainda neste ano de 2011 o Governo do Estado promoverá os Jogos Escolares da Paraíba nas 12 regiões de ensino para que nenhuma cidade fique de fora dessa grande integração.Na solenidade, o juramento oficial foi feito pela aluna Priscilane Santos, que integra a equipe de atletismo do Instituto dos Cegos, e por George Fernandes, do Pio X, líder do ranking brasileiro 2010 no vôlei de praia sub 15.

O evento contou com as presenças do secretário executivo de Juventude, Esporte e Lazer, José Marco; do secretário adjunto de Juventude, Esporte e Recreação da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Thiago Pacheco, e do gerente de eventos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Cristiano Barros.
Os Jogos Escolares e Paraescolares, que serão disputados em 13 modalidades até o dia 14 de junho, são organizados pelo Governo do Estado através da Sejel (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. Os troféus para os campeões de cada modalidade foram fabricados de material reciclável e produzidos por um artesão paraibano.
 
Recorde – De acordo com a comissão dos Jogos Escolares e Paraescolares, neste ano de 2011 houve um número de escolas inscritas superior ao dos anos anteriores. Além disso, o evento está sendo organizado pela própria Sejel, não precisando contratar empresa de outro estado para poder realizá-lo.
Fonte:  ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário