quarta-feira, 8 de junho de 2011

Coritiba x Vasco: título da Copa do Brasil para coroar a redenção

Com passado recente de dificuldades, equipes se enfrentam no Couto Pereira em busca do título inédito que celebrará volta por cima

Por GLOBOESPORTE.COM Curitiba
Ricardo gomes Vasco Marcelo Oliveira Coritiba (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)
Marcelo Oliveira e Ricardo Gomes duelam
(Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)
Um título inédito, a volta à Libertadores, a redenção após a agonia do rebaixamento. Todos esses elementos estarão em jogo para Coritiba e Vasco, que se enfrentam no Couto Pereira, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no confronto de volta da decisão da Copa do Brasil. Mais uma vez frente a frente estarão duas equipes com um passado recente muito parecido e que buscam a conquista nacional que poderá coroar o trabalho de reerguimento depois de momentos conturbados.
O Vasco venceu por 1 a 0 o jogo de ida, em São Januário. Assim, para sagrar-se campeão, o Coritiba terá de vencer por dois ou mais gols de diferença. Se fizer 1 a 0, leva a decisão para os pênaltis. A equipe cruz-maltina conquistará o título se vencer por qualquer placar, empatar ou até mesmo perder por um gol de diferença, contanto que balance a rede do adversário.
O Coritiba chega à sua primeira decisão de Copa do Brasil e pode ser o primeiro time do Paraná a conquistar a competição. Já o Vasco disputa sua segunda final (na primeira, em 2006, foi derrotado pelo Flamengo).
Apesar dos momentos de dificuldade, Coritiba e Vasco chegam à decisão como as equipes que mais se destacaram ao longo da Copa do Brasil. A equipe do técnico Marcelo Oliveira venceu todas as cinco partidas em casa, marcando 16 gols e sofrendo apenas um. Já o time de Ricardo Gomes está invicto na competição.
O árbitro da partida será Sálvio Spinola Fagundes Filho (Fifa/SP), auxiliado por Alessandro Rocha de Matos (Fifa/BA) e Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP). O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da decisão em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A TV Globo exibe para toda a rede, exceto os estados de SP e MG. Em Minas, Belo Horizonte e Juiz de Fora assistem a esse jogo. O SporTV transmitem para todo o Brasil.

header o que esta em jogo
Coritiba: o inédito título da Copa do Brasil; a segunda conquista mais importante da história, atrás apenas do Brasileirão de 1985; a coroação após o trágico rebaixamento de 2009. O jogo desta noite é histórico para o Coritiba, além de ser muito importante para a carreira dos jogadores.
Vasco: não apenas o título inédito da Copa do Brasil. O Vasco encerraria um jejum de conquistas de Primeira Divisão que já dura mais de oito anos. A última foi o Campeonato Carioca de 2003. Além disso, o clube já garante no meio da temporada uma vaga na Libertadores.

header as escalações 2
Coritiba: a única dúvida é sobre o companheiro de Bill no ataque. Anderson Aquino cumpre suspensão. Marcos Aurélio é opção, mas disputa a vaga com outros cinco atletas – o volante Marcos Paulo, os meias Everton Ribeiro e Tcheco e os atacantes Leonardo e Geraldo são os candidatos. A provável escalação tem, no 4-4-2, Edson Bastos, Jonas, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Léo Gago, Rafinha e Davi; Geraldo (Marcos Aurélio) e Bill.
Vasco: o Vasco vai com força total para a grande decisão. Eder Luis e Ramon, que perderam o primeiro jogo da final por causa de lesões musculares na coxa esquerda, estão plenamente recuperados e foram confirmados na equipe. Eduardo Costa, que sentiu dores no joelho esquerdo, também vai para o jogo. O Vasco entra em campo com: Fernando Prass, Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Romulo, Eduardo Costa, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.
header fique de olho 2
Coritiba: há seis semanas sem atuar, Marcos Aurélio pode ser titular ou começar a partida no banco de reservas. Apesar de ainda não ter totais condições de jogo, ele pode ser decisivo, como destacou o técnico Marcelo Oliveira. Melhor jogador do Coritiba na temporada, Marcos Aurélio se destacou nos treinos e espera voltar ao time em grande estilo.
Vasco: as atenções do Coritiba estarão todas voltadas para o quarteto ofensivo formado por Felipe, Diego Souza, Eder Luis e Alecsandro. Mas a torcida vascaína deposita muita esperança em seu camisa 1, Fernando Prass. Afinal de contas, caso consiga fechar o gol, o Vasco sai de Curitiba campeão independentemente dos gols que o setor ofensivo marcar.

header o que eles disseram
Marcelo Oliveira, técnico do Coritiba: "Nós temos que, naturalmente, ter confiança em tudo de bom que foi feito até agora e usufruir disso. Nós construímos isso, chegamos neste momento por esse esforço, esse sacrifício. Precisamos também, se possível, concretizar com um grande título. Não é fácil, mas é mais um desafio, um desafio importante. Vamos lutar muito por esse título."
Ricardo Gomes, técnico do Vasco: "A vantagem é boa e os números são favoráveis, mas na final a história é outra. É um jogo muito difícil, com muita pressão... É uma final de campeonato. Mas eu não vou reclamar da vantagem que temos não."

header números e curiosidades
* Coritiba e Vasco se enfrentaram em 43 oportunidades. A equipe carioca leva vantagem no retrospecto, com 21 vitórias. O Coxa venceu 13 duelos e houve nove empates. A equipe cruz-maltina marcou 64 gols, e o Coritiba fez 49.
* O título da Copa do Brasil significará a volta à Libertadores. O Coritiba disputou a competição duas vezes - em 1986 e 2004. Já o Vasco participou sete vezes, a última delas em 2001.
* O Coritiba tem 17 participações na Copa do Brasil: foram 88 jogos, com 38 vitórias, 27 empates e 23 derrotas. O Vasco disputou a competição 21 vezes: foram 137 jogos, 71 vitórias, 43 empates e 23 derrotas.

header último confronto v2
Coritiba e Vasco se enfrentaram no Couto Pereira, no último domingo, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, com seus times reservas, já pensando na final da Copa do Brasil. No entanto, o time da casa mostrou que estava totalmente concentrado no duelo e massacrou o adversário com uma goleada por 5 a 1. Anderson Aquino foi o destaque, com três gols marcados. Tcheco e Maranhão completaram o placar para o Coxa, e Élton descontou para o Vasco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário